O ABC da democracia

Os trabalhadores e a redemocratização

No ano de 1978, a classe trabalhadora do ABC protagonizou uma onda de greves que mobilizou milhares de pessoas e simbolizou a revitalização das organizações sociais após o Golpe de 1964. Por mais que a resistência nunca tenha deixado de existir, os primeiros anos da ditadura militar esfumaçaram as organizações trabalhistas, por meio das violentas práticas de repressão.

Durante mais de uma década, os reajustes nos salários foram definidos pelo governo federal sem negociações, na maioria das vezes acarretando perdas aos trabalhadores. A ação dos grevistas de 1978, iniciada na Scania em São Bernardo, ganhou imediato significado político ao confrontar o poder arbitrário da ditadura militar. Seguiu-se um número crescente de mobilizações, culminando na grande greve dos metalúrgicos do ABC em 1980. Durante 41 dias, a região tornou-se o epicentro da política nacional, atraindo apoio e expectativa daqueles que lutavam pelo fim do regime autoritário. Enfrentando a repressão de patrões e das forças de segurança do Estado, a classe trabalhadora reconquistava direitos básicos da cidadania, como a liberdade de expressão, de organização e de manifestação.

A noção de redemocratização, para muitos dos que se engajaram, não se limitava à política institucional. Se os trabalhadores atuaram intensamente nas campanhas pela Anistia (1979) e pelas Diretas Já (1983-1984), na Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988) ou nas eleições presidenciais de 1989, eles também reivindicaram a criação de comissões de fábrica para combater o autoritarismo vigente nesses espaços, além de direitos para mulheres, negros e outros grupos historicamente discriminados. A ideia de redemocratização trazia ainda a esperança de uma sociedade mais justa na repartição de suas riquezas. Foi em meio a essa pluralidade de significados que os trabalhadores travaram lutas decisivas para a criação, consolidação e o aprimoramento da cultura democrática hoje existente em nosso país.

Autor do texto original do projeto:

Paulo Fontes