Pesquisa

O Memorial do Trabalho e do Trabalhador (Museu Virtual) é o produto final e o repositório de uma pesquisa mais ampla que tinha como fim a constituição de um museu físico na cidade de São Bernardo do Campo. A temática do trabalho, unida ao esforço humano pelo avanço tecnológico e à história das conquistas por boas condições para o exercício do ofício, foram centrais na constituição de diversos museus pelo mundo, desde o final do século XIX. Grande parte dos direitos humanos foram forjados à luz dos movimentos trabalhistas. Da mesma forma, novas tecnologias e inovações importantes surgiram da reflexão e do acúmulo de memória sobre o trabalho. O ABC Paulista, é um território privilegiado para a discussão desses temas, por ser um dos polos industriais mais importantes do mundo.

A equipe que trabalhou no projeto divulga nessa plataforma virtual, além dos conteúdos próprios do Memorial do Trabalho e do Trabalhador, os conteúdos gerados para a exposição permanente, a pesquisa bruta e a íntegra de todos os projetos para a concepção e o funcionamento do museu. Esperamos que o público interessado encontre nesse material, referências e reflexões importantes para o exercício dos mais diversos ofícios.

Dezenas de especialistas, pesquisadores, museólogos, arquitetos, cineastas, entre outros - todos mencionados na ficha técnica do projeto - dedicaram-se a desenvolver esses conteúdos, sendo que o resultado do trabalho destes diversos profissionais pode ser acessado aqui para fins de pesquisa.

Declaramos que os documentos disponibilizados possuem, única e exclusivamente, finalidade de estudo, não apresentando qualquer intuito lucrativo ou comercial. As obras (imagens e textos) neles reproduzidas não se caracterizam como sendo o objetivo principal do estudo, bem como não têm a sua exploração prejudicada por esses documentos. Dessa forma, toda e qualquer autorização para uso das imagens deve ser solicitada diretamente a seus titulares.