Museu Virtual

São Bernardo do Campo é, provavelmente, a cidade que melhor representa o desenvolvimento industrial moderno em nosso país. Contando já com um rico histórico de industrialização, São Bernardo, desde os anos 1950 - quando ali foram instaladas diversas montadoras automobilísticas, fábricas de autopeças, de eletrodomésticos, indústrias químicas e de plásticos, entre várias outras -, adentrou o imaginário nacional como a “capital do automóvel”, um símbolo do progresso fabril e de uma nova era de desenvolvimento da nação. Ao longo das últimas seis décadas, a “Detroit brasileira” sintetizou muitas das esperanças, frustrações e desafios do capitalismo brasileiro neste período.
 
Mas São Bernardo do Campo também é nacional e internacionalmente conhecida pelas lutas sociais travadas por seus trabalhadores. As famosas greves do ABC paulista, no final da década de 1970 e início de 80, tiveram a cidade como epicentro e foram fundamentais para o processo de redemocratização do país, com repercussões na vida social e política brasileira até os dias de hoje. Portanto, poucos lugares são tão emblemáticos para representar a história do trabalho e dos trabalhadores de nosso país.
 
Este Memorial Virtual é centrado na riqueza e na diversidade das vivências dos trabalhadores, em seus locais de trabalho e moradia, em suas múltiplas formas de socialização e de ação coletiva.
 
Contemplando, sempre que possível, a diversidade de gênero, étnica e geracional no universo do trabalho, a narrativa do Memorial busca estabelecer um diálogo com o variado conjunto de práticas construídas pelos trabalhadores e trabalhadoras em nosso país e no mundo. Assim, são ressaltadas as articulações local-regional e nacional-global, tomando a região do ABC como ponto de partida. Embora diversos tipos de trabalhos/trabalhadores sejam referenciados, o mundo industrial e a experiência operária são os eixos norteadores da narrativa.
 
O Memorial do Trabalho e do Trabalhador - Museu Virtual foi pensado como um espaço de reflexão crítica sobre o passado e o presente dos trabalhadores. Um espaço que é seu.