Indústria química

A história da indústria química no Brasil e na América Latina está diretamente ligada ao ABC. Santo André, por exemplo, sediou a primeira empresa estrangeira do setor no continente, em 1919. Junto às outras indústrias que caracterizaram a região, a química foi essencial para o crescimento econômico do Brasil, sobretudo a partir da década de 1950, na esteira do processo de industrialização que determinou a criação da Petrobras.

Caracterizar ou definir a indústria química não são tarefas simples, devido à diversidade do que se produz (cosméticos, fármacos, tintas, vernizes, resinas sintéticas, explosivos etc.). Seus produtos podem ser aplicados na produção de outros tipos de indústria (plásticos e produtos da destilação do petróleo) ou ser comercializados diretamente, como no caso de remédios, sabão e velas, por exemplo.

Pelo fato de, na indústria química, serem utilizados diversos materiais prejudiciais à saúde, muitas vezes laborados em temperaturas altíssimas, o setor é marcado pela forte mecanização do trabalho e, assim, emprega menos trabalhadores em relação às demais indústrias. Por conta disso, exigem-se níveis de escolaridade e qualificação maiores. Dentre as várias atividades exercidas, os trabalhadores são responsáveis por controlar os processos químicos por meio de painéis ou terminais microeletrônicos dos sistemas de controle.

As primeiras organizações de trabalhadores químicos no ABC se formaram no final da década de 1930. O Sindicato dos Trabalhadores Químicos, fundado em 1937, teve grande importância na reivindicação de melhores condições de trabalho e em movimentos trabalhistas durante o século XX. Ele foi fundamental para que as empresas implementassem mudanças no seu processo de trabalho e dedicassem maior atenção à saúde dos trabalhadores.

Além de danos ao trabalhador, eventualmente exposto à contaminação, as atividades da indústria química podem ser perigosas para o ambiente, já que os resíduos da produção apresentam altos graus de poluição tóxica. Qualquer substância presente no ecossistema de maneira descontrolada pode poluir o solo, os rios, o ar etc.. Intoxicações podem ocorrer por meio de solventes, metais pesados, resinas, corantes e agrotóxicos.

Portanto, apesar da sua relevância, o setor químico pode trazer ameaças às pessoas e ao meio ambiente. As empresas transnacionais instaladas no Brasil causaram grandes impactos ambientais nos locais em que foram instaladas, em especial no ABC. Assim, cada vez mais, estão na ordem do dia o desafio de uma produção mais limpa e a necessidade da substituição de produtos poluentes ou danosos à saúde.

Autores dos textos originais do projeto:

Susy da Silva Santos
José Drummond
Cibele Saliba Risek

 

Vídeo - Químicos